PF prende homem que transportava droga skunk de Manaus/AM para Fortaleza/CE

Na tarde de quinta-feira (20/04), a Polícia Federal prendeu um indivíduo em Marituba, Região Metropolitana de Belém, transportando cerca de 50 kg de skunk, uma variedade conhecida como "supermaconha". 

A Receita Federal participou da operação, com o auxílio do cão farejador K9, que encontrou a droga escondida em um veículo. Após uma investigação, os policiais descobriram que um carro estaria levando drogas de Manaus/AM para Fortaleza/CE. 

O motorista e o veículo foram levados para a Superintendência da Polícia Federal no Pará. Os 47 pacotes de skunk foram encontrados em uma espécie de gaveta improvisada atrás dos bancos, criada apenas para ocultar os pacotes. O compartimento de carga do veículo estava vazio. O motorista, o único ocupante do carro, foi autuado por tráfico interestadual de drogas.

O que é a droga skunk?

O THC
(tetra-hidrocarbinol) principal componente psicoativo da maconha, geralmente apresenta uma concentração de 2% a 4%. No entanto, o skunk é uma variedade mais potente, essa concentração pode variar entre 14% e 15%, podendo até mesmo chegar a 30%, dependendo das espécies e da qualidade das sementes usadas no cruzamento. Além disso, a produtividade do skunk pode ser muito alta, chegando a 400/500 g por m² em sistemas de cultivo otimizados. 

O THC age no organismo humano por meio de neurotransmissores endocanabinoides, que são encontrados em quase todas as células nervosas do corpo.  Para garantir que as sementes utilizadas no cultivo do skunk sejam de boa qualidade, os cultivadores usam técnicas para manter a linhagem da planta após a colheita, como cortar um pequeno ramo apical e banhá-lo em uma mistura de hormônio enraizador e água.