De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), a Índia se tornará o país mais populoso do mundo em meados deste ano, superando a China em número de habitantes. Com base em estimativas populacionais, o Fundo de População da ONU projetou que a Índia terá cerca de 1,4286 bilhão de pessoas, enquanto a China terá 1,4257 bilhão de pessoas - uma diferença de aproximadamente 3 milhões de pessoas.
O relatório "Estado da População Mundial" divulgado pela agência da ONU nesta quarta-feira confirmou as projeções anteriores de especialistas em população que estimavam que a Índia ultrapassaria a China neste mês.
Os Estados Unidos ocupam o terceiro lugar com uma população estimada em 340 milhões de pessoas. Embora a Índia e a China respondam por mais de um terço da população global de 8,045 bilhões de pessoas, o crescimento populacional em ambos os países tem diminuído, embora muito mais rápido na China do que na Índia.
No ano passado, a população da China caiu pela primeira vez em seis décadas, uma mudança histórica que deve levar a um longo período de declínio no número de cidadãos, com profundas implicações para sua economia e para o mundo.
O crescimento populacional anual da Índia tem uma média de 1,2% desde 2011, abaixo dos 1,7% na década anterior, mostram dados do governo. A pesquisa pública do UNFPA para o relatório de 2023 descobriu que a opinião mais comum na Índia, bem como no Brasil, Egito e Nigéria, era que a população em cada país "era muito grande e as taxas de fertilidade eram muito altas", disse o relatório.
Funcionários da população da ONU disseram que não era possível especificar uma data precisa devido à incerteza sobre os dados da Índia e da China, já que o último censo da Índia foi realizado em 2011 e o próximo, previsto para 2021, foi adiado pela pandemia do COVID-19.