Os Estados Unidos estão com pressa para entregar armas prometidas à Ucrânia, pois a guerra está prestes a entrar em uma nova fase de combates pesados. O Departamento de Defesa confirmou que os mísseis Patriot chegarão em um cronograma acelerado e podem estar disponíveis em questão de semanas. Além disso, a entrega dos tanques Abrams também será antecipada e as primeiras unidades serão entregues em Kiev neste outono, cerca de um ano antes do inicialmente estimado.
Em janeiro, a Casa Branca anunciou o envio de 31 tanques M1A2 Abrams para Kiev, um gesto que veio depois de meses de relutância. A recomendação inicial do Pentágono foi contra, pois fabricar, movê-los e mantê-los e operá-los seria um teste severo para o exército ucraniano, que não é treinado para usá-los. No entanto, agora o Pentágono mudou seus planos e optou por enviar outra variante do Abrams, o M1A1, que usa combustível diesel, tornando mais fácil para os soldados ucranianos dirigir e manter
A General Dynamics produz cerca de doze unidades do M1A2 por mês, então o Departamento de Defesa decidiu enviar o modelo mais antigo, que tem as mesmas armas do mais novo. A ideia é renovar essas unidades para deixá-las prontas para a batalha e entregá-las neste outono. Enquanto isso, os militares dos EUA vão treinar os militares ucranianos no manejo desta "significativa capacidade de combate", de modo que, quando esses veículos forem recebidos, eles terão concluído seu treinamento.
Crédito: El Pais
Imagem: Internet